Barueri
Barueri
Santos
Guarulhos
Campinas
+55 (11) 2078-1270 Av. Piraíba, 352 - Tamboré | Barueri/SP
+55 (13) 3333-1050 Rua Augusto Severo 13 – Conj. 33 - Centro – Santos/SP
+55 (11) 2078-1280 Ed. de Apoio TECA Sala 203 - Rod. Hélio Smidt - Aerop. de Guarulhos
+55 (11) 97247-7730 Rodovia Santos Dumont KM 66 s/nº Centro Empresarial Viracopos
Horário de Atendimento
Seg a Sex das 8h as 18h

FTL Transporte – Conheça as Principais Vantagens e Desvantagens desta Modalidade de Transporte

FTL Transporte

Ao contratar um serviço de transporte de carga, é recomendável avaliar diversas variáveis, é uma das principais, é, determinar qual modalidade de transporte de carga, irão garantir melhores condições de transporte da sua carga específica.

O nosso objetivo neste artigo, é apontar para você, quais são as principais vantagens e desvantagens no modelo FTL de transporte de cargas e secundariamente apresentar alguns aspectos do LTL, para te trazer mais clareza em sua escolha.

Ambos, correspondem a tipos específicos de transporte de cargas, e alguns dos principais diferenciais entre os dois são: os prazos, valores, rotas e formas de entrega.

Um aspecto que desejamos que você esteja ciente no final deste artigo é que, você não considere apenas o preço como unidade de medida para sua tomada de decisão, mas sim considere todos os aspectos que se adequam às necessidades da sua estratégia e negócio.

Que ao final deste artigo, você esteja mais seguro na escolha do melhor modalidade de transporte de carga será a melhor solução para você!

O que é Full Truck Load (FTL) e Less Than Truck Load (LTL)?

A FTL (Full Truck Load) também é conhecida como Carga Completa ou Dedicada, assim como a LTL, é uma sigla muito comum no meio da logística e transporte rodoviário de carga. 

Ela se refere a um tipo específico de transporte, que se refere quando o importador ou exportador possui volume de carga suficiente para completar um caminhão inteiro de transporte de carga, ou a exclusividade do veículo, mesmo que a carga não ocupe todo o cargueiro.

O FTL transporte, também é chamado de carga dedicada, ou caminhão cheio.

Esse formato é bastante comum em cargas homogêneas ou cargas diferentes que têm o mesmo destino, uma vez que para determinar se o formato será FTL não precisa necessariamente preencher todo o espaço do caminhão, basta que seja de um único cliente e para somente um destino.

Já a LTL (Less Than Truckload) se refere quando o solicitante (importador ou exportador) não possui carga para completar um caminhão inteiro de transporte ou opta por “compartilhar” o espaço da carga com demais clientes.

Essa modalidade também é conhecida como transporte fracionado de carga, onde em um mesmo caminhão são inseridas cargas de diversos clientes, a fim de, ocupar o espaço total do veículo, onde cada um irá efetuar o pagamento proporcionalmente pelo transporte de suas mercadorias.

No LTL, o transportador fraciona as mercadorias em busca de aproveitar ao máximo o espaço total do transporte, e a carga específica possui diversos destinatários.

Lembrando que se um mesmo contratante possui uma carga homogênea, mas possui diversos destinatários, este também se encaixa na modalidade de carga fracionada ou LTL.

Como explicamos no início deste artigo é necessário que você conheça as principais vantagens e desvantagens destas modalidades de transporte de carga, para poder realizar a melhor escolha.

Quais são as principais vantagens da FTL transporte?

  • ideal para mercadorias que possuem grande volume, ou necessidade de condições especiais de transporte (refrigeração, disposição, embalagem);
  • opção de lacrar o caminhão;
  • maior segurança, já que a mercadoria não muda de veículo durante a rota;
  • não há manuseio da carga durante todo o percurso;
  • agilidade da entrega, embarque e desembarque;
  • oferece a exportadora e importadora maior flexibilidade;
  • ideal para cargas com urgência na entrega;
  • possibilita o atendimento de roteiros não muito comuns no país;
  • menor extravio e perda, devido a erros na separação de carga e transporte;
  • negociação de valores em função da garantia de carga completa;

Além de todas essas vantagens, você ainda tem mais flexibilidade para construir o planejamento estratégico e logístico, para garantir melhor desempenho e agilidade em suas cargas.

Programando suas entregas e assim não será necessário manter um grande volume de mercadorias em estoque, gerando economia para seu negócio.

Quais são as principais desvantagens do transporte FTL?

Apesar de todos os benefícios da FTL que mencionamos até aqui, existem alguns aspectos que podem representar desvantagens para que você opte por essa modalidade de transporte, como, por exemplo:

  • maior investimento de frete, quando comparada com a LTL;
  • não atende pequenos empresários que desejam transportar volumes menores;
  • único endereço de entrega, não sendo possível realizar entrega para vários destinatários;

Quais são as vantagens do transporte LTL?

  • melhor custo-benefício, quando o volume de carga não é suficiente para completar um caminhão, sendo mais vantajoso dividir os custos do frete;
  • ideal para empresas que dependem do frete de pequenos volumes de carga;
  • não há valor definido de peso e volume que limita a entrega no endereço desejado.
  • No LTL não será necessário escolher somente um destino, nesta modalidade de transporte de cargas, são realizadas entregas para diversos destinatários.

Quais são as principais desvantagens do transporte de carga LTL?

Como nesta modalidade são inseridas muitas vezes cargas de proprietários distintos, a transportadora, irá ajustar mercadorias semelhantes que se encaixam no mesmo padrão, para serem colocadas de forma conjunta.

Tornando o processo inviável para importadores e transportadores com urgência na entrega. 

  • manejo de cargas entre veículos ao longo do trajeto;
  • a carga passa por múltiplos locais em que uma determinada carga passa antes de chegar ao destino final, o que expõe o produto ao maior risco de perda e danificações;
  • menos segurança e agilidade, quando comparada com o FTL;
  • maior tempo de transporte.

Como escolher entre Full Truck Load ou Less Than Truck Load?

Após te apresentarmos o essencial sobre FTL e LTL, e suas principais vantagens e desvantagens, é importante lembrar que não há um melhor ou pior, mas sim o que se encaixa melhor nas condições, planejamento e necessidades do seu negócio.

A escolha irá depender principalmente do tipo e volume do produto que deseja embarcar. 

Se você ainda possui alguma dúvida sobre qual sistema escolher, a Terra Nova tem a melhor solução para você.

Solicite uma cotação, e tenha acesso ao serviço especializado de transporte de cargas realizado por nossa empresa, que possui mais de 17 anos em excelência de mercado no ramo de Transporte e Logística.

Entre em contato e Solicite um Orçamento

Sobre o autor

Terra Nova Logística

Entre
Olá,
Podemos ajudar?