Barueri
Barueri
Santos
Guarulhos
Campinas
+55 (11) 2078-1270 Av. Piraíba, 352 - Tamboré | Barueri/SP
+55 (13) 3333-1050 Rua Augusto Severo 13 – Conj. 33 - Centro – Santos/SP
+55 (11) 2078-1280 Ed. de Apoio TECA Sala 203 - Rod. Hélio Smidt - Aerop. de Guarulhos
+55 (11) 97247-7730 Rodovia Santos Dumont KM 66 s/nº Centro Empresarial Viracopos
Horário de Atendimento
Seg a Sex das 8h as 18h

ESG é um dos acrônimos mais conhecidos do mundo corporativo atualmente. Desde 2004, quando foi citado em um relatório na ONU, a sigla vem moldando o comportamento das empresas para que suas ações se enquadrem nos diversos fatores que englobam o conceito de sustentabilidade. Nesse contexto, o G — de governança — explicita como os negócios devem lidar com assuntos como transparência e gestão.

Aqui na Terra Nova, nós já exploramos os outros dois pilares do “ESG”, o “E” e o “S”. No último post explicativo da série, mergulharemos no “G”, componente essencial para o sucesso das empresas comprometidas com um futuro melhor para a sociedade.

Confira!

Afinal, o que é o “G” em “ESG”?

A sigla ESG representa três critérios fundamentais pelos quais as empresas são avaliadas em relação à sua responsabilidade social e sustentabilidade. “E” refere-se ao meio ambiente (Environment, em inglês), abrangendo práticas e políticas relacionadas à gestão dos impactos ambientais. “S” representa questões sociais (Social), que incluem a consideração do impacto social das operações da empresa, como diversidade, equidade e relações com funcionários e comunidades.

O G é de Governança, o alicerce do negócio. Tratando-se de ESG,  ela envolve a criação de estruturas e processos que garantam a transparência, a responsabilidade e a equidade em todas as operações de negócios. Ou seja: são práticas que asseguram a conformidade com regulamentações, a ética nos negócios e tomadas de decisão conscientes.

Uma governança sólida é particularmente relevante para empresas de logística, pois elas são parte de cadeias de abastecimento complexas e que envolvem muitos agentes diferentes. Qualquer operação precisa ser ética, eficiente, e ter padrões regulatórios rigorosos.

Como adotar uma governança alinhada com princípios ESG?

As empresas podem adotar diversas ações para promover uma governança empresarial alinhada ao ESG. Um dos exemplos é garantir a representação de grupos usualmente sub-representados nos conselhos de administração, observando raça e gênero, por exemplo. Isso permite uma tomada de decisão mais abrangente, capaz de levar em consideração políticas e estratégias que impactam positivamente grupos minoritários.

Outra ideia é publicar relatórios financeiros transparentes. A atitude desempenha um papel fundamental na construção da confiança entre investidores e partes interessadas, aumentando o valor da empresa no mercado. 

A Terra Nova está comprometida com os pilares ESG — e apoia todos que querem fazer parte deste movimento. Por isso, criamos um conteúdo exclusivo com diversas dicas para você implementar uma governança sustentável na sua empresa. 

Faça o download neste link e seja parte da mudança também!

Sobre o autor

Terra Nova Logística

Entre
Olá,
Podemos ajudar?