O interesse por ESG só vem aumentando no Brasil nos últimos anos. As buscas pelo termo no Google triplicaram entre fevereiro de 2021 e 2022, segundo levantamento realizado pelo Google Trends a pedido do Valor Econômico. Hoje, em 2023, a tendência segue sendo de alta — demarcando que a preocupação com um futuro sustentável não é passageira.
A sigla passou de um simples acrônimo a um sinônimo de responsabilidade socioambiental. Isso porque ESG engloba muito mais do que apenas processos corporativos ou de proteção ao meio ambiente, abraçando e integrando sociedades e empresas como partes que devem trabalhar em conjunto para garantir um mundo mais verde.
Por isso, é preciso entender primeiramente o que significa cada letra do ESG. O termo vem do inglês Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança em português. Também pode ser chamado de ASG no Brasil.
O E em ESG
Para entender porque o ESG veio para ficar, primeiramente vamos falar do E. Ele diz respeito a como as empresas lidam com a redução de impactos negativos no meio ambiente, como gerenciamento de eficiência energética e resíduos sólidos, redução da emissão de carbono na atmosfera e economia de água.
No setor de logística, o maior desafio diz respeito à emissão de gases de efeito estufa. Sozinho, o setor representa 14,4% da emissão de carbono global. A queima de combustíveis fósseis por veículos causa altos níveis de poluição atmosférica — e o Brasil é especialmente conhecido pelo transporte rodoviário.
Para uma empresa da área começar a aplicar uma política ESG, ela precisa otimizar a cadeia logística e automatizar processos, auxiliando na redução da pegada de carbono. Após passar por esse processo, a empresa ainda pode elaborar uma política de compensação de créditos de carbono.
Compromisso com o futuro
A Terra Nova Logística é uma empresa apoiada nos pilares ESG e comprometida com a sustentabilidade do planeta. Como parte do nosso plano diretor, iniciamos recentemente um processo de conscientização de todos os nossos colaboradores. Além disso, apoiamos projetos ambientais de reflorestamento e de energia renovável.
Uma das principais metas da Terra Nova Logística é neutralizar 100% do CO2 emitido pela nossa frota até 2025. Para isso, coletamos dados de emissão de carbono e outros gases de efeito estufa regularmente pelo programa GHC Protocol.
Quando for contratar, tenha preferência por uma empresa que cuida do meio ambiente, escolha Terra Nova Logística.
Clique aqui e solicite um orçamento.