Barueri
Barueri
Santos
Guarulhos
Campinas
+55 (11) 2078-1270 Av. Piraíba, 352 - Tamboré | Barueri/SP
+55 (13) 3333-1050 Rua Augusto Severo 13 – Conj. 33 - Centro – Santos/SP
+55 (11) 2078-1280 Ed. de Apoio TECA Sala 203 - Rod. Hélio Smidt - Aerop. de Guarulhos
+55 (11) 97247-7730 Rodovia Santos Dumont KM 66 s/nº Centro Empresarial Viracopos
Horário de Atendimento
Seg a Sex das 8h as 18h

O interesse por ESG só vem aumentando no Brasil nos últimos anos. As buscas pelo termo no Google triplicaram entre fevereiro de 2021 e 2022, segundo levantamento realizado pelo Google Trends a pedido do Valor Econômico. Hoje, em 2023, a tendência segue sendo de alta — demarcando que a preocupação com um futuro sustentável não é passageira.

A sigla passou de um simples acrônimo a um sinônimo de responsabilidade socioambiental. Isso porque ESG engloba muito mais do que apenas processos corporativos ou de proteção ao meio ambiente, abraçando e integrando sociedades e empresas como partes que devem trabalhar em conjunto para garantir um mundo mais verde.

Por isso, é preciso entender primeiramente o que significa cada letra do ESG. O termo vem do inglês Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança em português. Também pode ser chamado de ASG no Brasil.

O E em ESG

Para entender porque o ESG veio para ficar, primeiramente vamos falar do E. Ele diz respeito a como as empresas lidam com a redução de impactos negativos no meio ambiente, como gerenciamento de eficiência energética e resíduos sólidos, redução da emissão de carbono na atmosfera e economia de água.  

No setor de logística, o maior desafio diz respeito à emissão de gases de efeito estufa. Sozinho, o setor representa 14,4% da emissão de carbono global. A queima de combustíveis fósseis por veículos causa altos níveis de poluição atmosférica — e o Brasil é especialmente conhecido pelo transporte rodoviário. 

Para uma empresa da área começar a aplicar uma política ESG, ela precisa otimizar a cadeia logística e automatizar processos, auxiliando na redução da pegada de carbono. Após passar por esse processo, a empresa ainda pode elaborar uma política de compensação de créditos de carbono.

Compromisso com o futuro

A Terra Nova Logística é uma empresa apoiada nos pilares ESG e comprometida com a sustentabilidade do planeta. Como parte do nosso plano diretor, iniciamos recentemente um processo de conscientização de todos os nossos colaboradores. Além disso, apoiamos projetos ambientais de reflorestamento e de energia renovável.

Uma das principais metas da Terra Nova Logística é neutralizar 100% do CO2 emitido pela nossa frota até 2025. Para isso, coletamos dados de emissão de carbono e outros gases de efeito estufa regularmente pelo programa GHC Protocol.

Quando for contratar, tenha preferência por uma empresa que cuida do meio ambiente, escolha Terra Nova Logística.

Clique aqui e solicite um orçamento.

Sobre o autor

Terra Nova Logística

Entre
Olá,
Podemos ajudar?