Quando se trata de transporte de cargas perigosas, há algumas coisas que você precisa saber.
Em primeiro lugar, certifique-se de ter a documentação adequada em ordem. Isso inclui um manifesto detalhando o conteúdo da remessa e quaisquer instruções especiais para manuseio da carga.
Em segundo lugar, você precisará tomar cuidado extra ao embalar e rotular a remessa.
Certifique-se de que todos os recipientes estejam devidamente rotulados e que quaisquer materiais perigosos estejam claramente marcados.
E saiba que conforme o Artigo 22 da Resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “Expedições contendo produtos perigosos devem atender a todas as prescrições contidas na regulamentação referentes à adequação, marcação e rotulagem de embalagens, sinalização das unidades de transporte, documentação, entre outros”.
Então, esteja certo que a transportadora contratada, possui todas as autorizações e licenças necessárias.
Por que é importante ter a documentação adequada ao enviar mercadorias perigosas?
É importante ter a documentação adequada ao enviar mercadorias perigosas, através do transporte de cargas perigosas por alguns motivos.
Primeiro, para garantir que todos os envolvidos na remessa entendam o que está sendo enviado e como lidar com isso. Ter uma documentação precisa e atualizada também ajuda a evitar incidentes durante o transporte.
E deixa claro quais procedimentos operacionais padronizados devem ser seguidos em caso de qualquer ocorrência.
Caso ocorra um acidente ou incidente, ter a documentação adequada pode ajudar as autoridades a responder de forma rápida e eficiente, evitando maiores complicações.
O que é preciso considerar ao embalar e rotular uma carga de mercadorias perigosas?
Ao embalar e rotular uma remessa de mercadorias perigosas, há algumas informações que você precisa levar em consideração.
Primeiro, você precisa ter certeza de que todos os recipientes estão devidamente rotulados.
Isso inclui identificar claramente o conteúdo do contêiner e quaisquer instruções especiais para manuseio da carga.
Em segundo lugar, você precisa ter cuidado ao embalar a remessa para que todos os itens sejam presos com segurança e não sejam propensos a se deslocar durante o transporte.
Por fim, a empresa precisa certificar-se de que a remessa esteja devidamente rotulada com todas as informações relevantes, como destino, remetente e uma lista do conteúdo.
Quais são as categorias de cargas perigosas?
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), são consideradas cargas perigosas todos os produtos que possuem origem química, radiológica ou biológica e que podem ser nocivos para a população, seus bens e ao meio ambiente.
Esses estão divididos nas seguintes categorias:
– Sólidos inflamáveis
– Líquidos inflamáveis
– Gases
– Materiais radioativos
– Peróxidos orgânicos e substâncias oxidantes
– Substâncias infectantes ou tóxicas
– Materiais explosivos
– Substâncias corrosivas
– Substâncias e itens perigosos em geral
Por isso certifique-se que a empresa que será contratada para realizar tal transporte, esteja adequada de acordo com a categoria de transporte de carga perigosa que você deseja efetuar.
Qual a responsabilidade da empresa transportadora de cargas perigosas?
A empresa transportadora, é responsável por prover uma infraestrutura capaz de realizar um transporte de qualidade e segurança para qualquer tipo de carga perigosa (verificar a informação com a equipe contratada).
Como parte disso, a transportadora deve garantir que a sua equipe esteja devidamente treinada e habilitada para esse tipo de serviço, moldando suas operações de acordo com as demandas específicas de cada embarcador.
Sempre trabalhe com empresas que transmitam segurança e clareza acerca do serviço realizado.
Para realizar esse tipo de transporte, as transportadoras devem garantir que seus motoristas estejam devidamente habilitados, conhecendo todos os riscos que existem durante o seu trabalho e saibam como se proteger.
O condutor, para realizar o transporte de cargas perigosas, precisa estar certificado e com curso de transporte de produtos perigosos (TPP) obrigatoriamente. Neste curso é ensinado ao motorista sobre: direção defensiva para veículos pesados, legislação que se aplica a produtos perigosos, combate e prevenção a incêndios, movimentação e direção de produtos perigosos, infrações, legislações e sinalizações de trânsito.
Leia também este artigo: Segurança da carga no transporte rodoviário: definição, finalidade e benefícios para a empresa e o cliente
Ao seguir estas etapas simples, você pode ajudar a garantir uma experiência de envio segura e bem-sucedida para todos os envolvidos.
Por isso, certifique-se que a empresa que você irá contratar seja realmente uma empresa parceira e segura, como a Terra Nova Logística.
Empresa especializada em logística e transporte de cargas, sendo considerada uma das melhores empresas do setor.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento.