Antes de falarmos sobre a importância dos indicadores de performance, vamos esclarecer o que são exatamente estes indicadores.
“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”
Peter Drucker
Esta frase de Peter Drucker é muito significativa para o assunto abordado pois é aí que entram os indicadores de performance, que nos ajudam a medir a operação em suas diversas etapas.
Os indicadores de performance também são conhecidos como KPI – Key Performance Indicators. São métricas qualitativas e quantitativas que medem e avaliam os processos operacionais.
Também destacam os pontos ou etapas do processo que precisam ser melhorados ou mesmo as etapas do processo dos quais atendemos as métricas pré-definidas.
Estes indicadores precisam ser constantemente acompanhados e analisados, de forma a poder identificar problemas e corrigi-los rapidamente.
Quais as áreas que utilizam indicadores de performance?
Basicamente todas as áreas podem, ou melhor, devem utilizar os indicadores de performance para medir seu desempenho, pois desta forma é possível adotar iniciativas para a melhora do seu desempenho.
Partindo desta premissa, teremos o envolvimento das áreas de Produção, Qualidade, Comercial e Financeira dentre outras. No entanto, para cada área deve ser adotado um indicador específico que depende do que se quer medir.
Lembrando que este acompanhamento e análise dos indicadores deve ser constante. De nada adiantará medir e não analisar, assim como não adianta medir, analisar e não aplicar ferramentas de melhorias.
Também é comum as empresas aplicarem ferramentas de melhorias, antes de analisarem completa e detalhadamente o processo, achando que aquela tal melhoria irá resolver o problema.
Infelizmente pode-se dispender tempo e dinheiro implantando algo que no final não irá resolver. Até pode minimizar, mas não resolver.
Tenha muito cuidado com estas iniciativas, já que é para investir, invista em algo que você tenha certeza de que vai funcionar e te dar retorno positivo, concorda?
Os indicadores podem avaliar projetos de qualquer porte, podendo ser utilizados mesmo em pequenas tarefas.
Abaixo seguem alguns exemplos de indicadores:
- Indicadores de produtividade: Mede o rendimento da sua equipe, servindo para monitorar os recursos utilizados na sua operação.
- Indicadores de lucratividade: Mede o ganho da empresa, ajudando a definir estratégias futuras.
- Indicadores de qualidade: Mede o desempenho da produção, garantindo o nível de qualidade dos produtos ou serviços prestados.
- Indicadores de eficiência: Comparativo entre os quesitos Produção X Recursos X Qualidade.
- Indicadores de rentabilidade: Mede o lucro por produto ou serviço de forma a identificar aqueles com maior ou menor rentabilidade.
- Indicadores de competitividade: Mede o seu produto frente a concorrência, servindo para identificar pontos de melhorias.
Além desses, há vários outros indicadores que as empresas podem adotar de acordo com o seu momento de maturidade e área de atuação.
Quando falamos em logística, os benefícios dos indicadores de performance são vários e podem ser adaptados ao processo logístico específico de cada empresa ou cliente.
Como medir os indicadores de performance?
A primeira coisa é definir o que se quer medir, ou seja, quais os pontos do processo logístico que merecem mais atenção:
- Estoque
- Entregas
- Ocorrências
- Produção
Também precisamos definir como estes processos serão medidos. Desta forma podemos dividir os indicadores por grupos, tais como:
- Tempo
- Quantidade
- Qualidade
- Custos
Lembrando sempre que o objetivo é a otimização dos processos que resultem em melhoras no desempenho, quer seja em custos, prazos ou qualidade.
Quando de sua implantação, você notará que um indicador utilizado leva a outro, e assim por diante.
Como por exemplo para medir rentabilidade, você precisará medir produção por tipo de produto ou serviço que, por sua vez, precisará saber quais os recursos empregados, o tempo dispendido na produção ou execução e os custos diretos e indiretos.
Todos esses levantamentos podem consumir bastante tempo e esforço, mas os resultados são excelentes. Você consegue determinar onde exatamente está a origem do problema ou o ponto exato onde precisamos aplicar alguma melhoria.
Confira também a leitura relacionada: A importância do gerenciamento de risco na logística
Como implementar os indicadores de performance?
Hoje existem ferramentas automatizadas que fazem a medição precisa de cada etapa do processo logístico e são configuradas de acordo com a necessidade do seu projeto.
A seguir, seguem algumas dicas para implantação e monitoramento dos indicadores de performance:
- Comece definindo os objetivos do seu negócio ou serviço;
- A seguir defina a métrica principal; as demais vão surgindo na sequência, à medida que você vai desenhando a árvore do projeto;
- Para cada métrica, precisamos definir um setor responsável;
- Defina uma meta para cada métrica, mas ela precisa estar dentro da realidade do negócio;
faça uma primeira medição, análise detalhes destes resultados e depois defina uma meta a ser alcançada. - Muitos indicadores, como comentei, estão interligados, mas eles não podem se contrapor;
- No caso da logística ou de qualquer prestação de serviços, sugiro que você apresente os indicadores para o seu cliente e apresente pontos de melhorias em cada uma das etapas que julgar necessário;
- Implante as melhorias e na medição seguinte, apresente ao cliente os resultados das ações tomadas;
- Defina periodicidade para apuração e análise de cada indicador.
Outra dica: se você está buscando um parceiro de logística, preste atenção nestes detalhes e verifique se ele tem indicadores de performance.
Agora que chegamos ao final do texto, tenho certeza de que você conseguiu entender a importância dos indicadores de performance e acho até que alinhou este conteúdo à sua operação, não é mesmo?
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