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Antes de falarmos sobre a importância dos indicadores de performance, vamos esclarecer o que são exatamente estes indicadores.

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”
Peter Drucker

Esta frase de Peter Drucker é muito significativa para o assunto abordado pois é aí que entram os indicadores de performance, que nos ajudam a medir a operação em suas diversas etapas.

Os indicadores de performance também são conhecidos como KPI – Key Performance Indicators. São métricas qualitativas e quantitativas que medem e avaliam os processos operacionais. Também destacam os pontos ou etapas do processo que precisam ser melhorados ou mesmo as etapas do processo dos quais atendemos as métricas pré-definidas.

Estes indicadores precisam ser constantemente acompanhados e analisados, de forma a poder identificar problemas e corrigi-los rapidamente.

blog A importância dos indicadores de performance na logistica

Quais as áreas que utilizam indicadores de performance?

Basicamente todas as áreas podem, ou melhor, devem utilizar os indicadores de performance para medir seu desempenho, pois desta forma é possível adotar iniciativas para a melhora do seu desempenho.

Partindo desta premissa, teremos o envolvimento das áreas de Produção, Qualidade, Comercial e Financeira dentre outras. No entanto para cada área deve ser adotado um indicador específico dependo do que se quer medir.

Lembrando que este acompanhamento e análise dos indicadores deve ser constante. De nada adiantará medir e não analisar, assim como não adianta medir, analisar e não aplicar ferramentas de melhorias.

Também é comum as empresas aplicarem ferramentas de melhorias, antes de analisarem completa e detalhadamente o processo, achando que aquela tal melhoria irá resolver o problema. Infelizmente pode-se dispender tempo e dinheiro implantando algo que no final não irá resolver. Até pode minimizar, mas não resolver. Muito cuidado com estas iniciativas, já que é para investir, invista em algo que você tenha certeza de que vai funcionar e te dar retorno positivo, concorda?

Os indicadores podem avaliar projetos de qualquer porte, podendo ser utilizados mesmo em pequenas tarefas. Abaixo seguem alguns exemplos de indicadores:

  • Indicadores de produtividade: Mede o rendimento da sua equipe, servindo para monitorar os recursos utilizados na sua operação.
  • Indicadores de lucratividade: Mede o ganho da empresa, ajudando a definir estratégias futuras.
  • Indicadores de qualidade: Mede o desempenho da produção, garantindo o nível de qualidade dos produtos ou serviços prestados.
  • Indicadores de eficiência: Comparativo entre os quesitos Produção X Recursos X Qualidade.
  • Indicadores de rentabilidade: Mede o lucro por produto ou serviço de forma a identificar aqueles com maior ou menor rentabilidade.
  • Indicadores de competitividade: Mede o seu produto frente a concorrência, servindo para identificar pontos de melhorias.

Além desses, há vários outros indicadores que as empresas podem adotar de acordo com o seu momento de maturidade e área de atuação.

Quando falamos em logística, os benefícios dos indicadores de performance são vários e podem ser adaptados ao processo logístico específico de cada empresa ou cliente.

A primeira coisa é definir o que se quer medir, ou seja, quais os pontos do processo logístico que merecem mais atenção:

  • Estoque
  • Entregas
  • Ocorrências
  • Produção

Também precisamos definir como estes processos serão medidos. Desta forma podemos dividir os indicadores por grupos, tais como:

  • Tempo
  • Quantidade
  • Qualidade
  • Custos

Lembrando sempre que o objetivo é a otimização dos processos que resultem em melhoras no desempenho, quer seja em custos, prazos ou qualidade.

Quando de sua implantação, você notará que um indicador utilizado leva a outro, e assim por diante. Por exemplo para medir rentabilidade, você precisará medir produção por tipo de produto ou serviço que, por sua vez, precisará saber quais os recursos empregados, o tempo dispendido na produção ou execução e os custos diretos e indiretos.

Todos esses levantamentos podem consumir bastante tempo e esforço, mas os resultados são excelentes. Você consegue determinar onde exatamente está a origem do problema ou o ponto exato onde precisamos aplicar alguma melhoria.

Hoje existem ferramentas automatizadas que fazem a medição precisa de cada etapa do processo logístico e são configuradas de acordo com a necessidade do seu projeto.

A seguir, seguem algumas dicas para implantação e monitoramento dos indicadores de performance:

  • Comece definindo os objetivos do seu negócio ou serviço;
  • A seguir defina a métrica principal; as demais vão surgindo na sequência, à medida que você vai desenhando a árvore do projeto;
  • Para cada métrica, precisamos definir um setor responsável;
  • Defina uma meta para cada métrica, mas ela precisa estar dentro da realidade do negócio;
    faça uma primeira medição, análise detalhes destes resultados e depois defina uma meta a ser alcançada.
  • Muitos indicadores, como comentei, estão interligados, mas eles não podem se contrapor;
  • No caso da logística ou de qualquer prestação de serviços, sugiro que você apresente os indicadores para o seu cliente e apresente pontos de melhorias em cada uma das etapas que julgar necessário;
  • Implante as melhorias e na medição seguinte, apresente ao cliente os resultados das ações tomadas;
  • Defina periodicidade para apuração e análise de cada indicador.

Outra dica: se você está buscando um parceiro de logística, preste atenção nestes detalhes e verifique se ele tem indicadores de performance.

Agora que chegamos ao final do texto, tenho certeza de que você conseguiu entender a importância dos indicadores de performance e acho até que alinhou este conteúdo à sua operação, não é mesmo?
Se você é cliente Terra Nova Logística, saiba que temos vários indicadores de performance e que são apresentados mensalmente para nossos clientes, na busca pela transparência e melhoria contínua.

Sobre o autor

Marcia Hashimoto

Por: Sócia proprietária da INFOLABOR Consultoria e especialista em Comércio Exterior, auxilia empresa e empresários nos seus projetos de importação e exportação, possui MBA em Projetos pela FIA, ministra cursos e palestras na área de Comércio Exterior