A evolução tecnológica trouxe inovação para todos os setores da economia, e o setor de transporte de cargas não poderia ficar de fora, não é mesmo?
Houve algumas mudanças no setor de transporte que podem ser vistas em vários níveis do segmento: no monitoramento das operações, na gestão de frotas, na produtividade dos veículos e na gestão do transporte.
Abaixo seguem algumas dessas mudanças sobre as quais faço alguns comentários:
• Performance do veículo
Nos últimos anos penso que foi na performance dos veículos que a evolução tecnológica se fez mais presente.
A mudança se iniciou com o monitoramento do consumo, depois foi possível mapear o trajeto; na sequência, a análise de dados fez o resto, ou seja, tornou possível identificar o consumo do veículo em cada parte do trajeto.
Este conjunto de informações ajuda a configurar o veículo de forma que ele seja programado para injetar mais combustível nos locais onde a rota exija mais do motor e economizar combustível onde não há necessidade de grande esforço do motor.
Isso é, sem dúvida um resultado que gera grande economia de consumo e consequentemente uma solução alinhada com a sustentabilidade.
• Planejamento de rotas
Novamente a tecnologia a favor da logística.
Diante do mapa de entregas e de coletas, a tecnologia trabalha com estes dados para:
- Definir as rotas de forma muito mais eficaz, com um melhor aproveitamento do veículo;
- Evitar que tenhamos 2 veículos no mesmo trajeto;
- Sincronizar coletas e entregas na mesma rota.
Ou seja, é mais um recurso que gera economia de combustível, maior eficiência e agilidade nas entregas.
• Rastreamento e monitoramento
Através do rastreamento dos veículos, conseguimos monitorar em tempo real o trajeto do veículo, trazendo muito mais segurança para o motorista e para sua carga.
De posse das informações coletadas a partir dos monitoramentos, é possível definir rotas que evitem regiões com maior probabilidade de acidentes ou assaltos.
Além destas inovações, tivemos também o surgimento de vários aplicativos que ajudam as empresas de transporte. Veja alguns exemplos:
• Manutenção da frota: um aplicativo que cuida da administração dos veículos é uma ajuda bastante importante para prolongar a vida útil do veículo, gerenciando a manutenção preventiva.
• Cadastro de motoristas: um banco de dados automatizado de cadastro de motoristas ajuda a evitar que as empresas mantenham o seu quadro de colaboradores pessoas não qualificadas que possam gerar problemas futuros.
• Gestão de custos: através do rastreamento do veículo é possível identificar o momento exato de chegada da carga no destino, o tempo de descarga e o horário de liberação do motorista, facilitando a gestão de custos, incluindo eventuais atrasos, seja na chegada ou na saída.
Confira também a leitura relacionada: Você sabe o que é a Matriz de Transportes? Entenda a composição e as principais modalidades existentes no Brasil
Enfim, há vários recursos tecnológicos que auxiliam as empresas na gestão de suas operações garantindo mais eficiência tanto na operação quanto nos custos.
Tais recursos são imprescindíveis para definição de estratégias de negócios, sem contar a segurança do motorista e da carga como já citamos anteriormente.
Seja lá qual for o seu segmento de atuação, você se beneficia direta ou indiretamente destas inovações, pois o setor de transporte é um importante setor da economia, responsável pelo abastecimento dos produtos para o comércio e indústria e é responsável por 6,4% do PIB brasileiro.
De acordo com o anuário de Transporte Rodoviário da Confederação Nacional dos Transportes, o número de acidentes tem diminuído desde 2014, graças às inovações tecnológicas.
Diante destes dados, gostaríamos de parabenizar os caminhoneiros que, com o passar dos anos, têm acompanhado a inovação tecnológica do setor, se adaptando e inovando para o crescimento seguro do setor.
Conheça mais sobre o nosso serviço de Transporte de Cargas, Solicite uma cotação!